A Maçonaria no Império do brasileiro

Neste artigo de nosso portal Maçonaria Brasil, vamos falar do papel da maçonaria na época do Brasil Império.

O novo império e Maçonaria brasileira

Antes de 1822, como percebe-se, a Maçonaria no Brasil passou por inúmeras dificuldades. O fracasso da Revolução Pernambucana (Revolução dos Padres) de 1817 e a expedição do Alvará Régio de março de 1818 obrigaram as Lojas a cessa os seus trabalhos, até que pudessem ser reabertas sem perigo.

Maçonaria e Independência do Brasil
O príncipe D. Pedro I e José Bonifácio de Andrada e Silva foram iniciados na Maçonaria no mesmo ano, 1822, alguns meses antes do grito de independência do Brasil


Os maçons, contudo, continuaram a trabalhar, em segredo, no Clube de Resistência, que havia sido fundado por José Joaquim da Rocha, em sua própria casa, na rua da Ajuda.

A Loja Commercio e Artes (que passou a adotar o título distintivo de "Commercio e Artes na Idade do Ouro") foi reaberta em 24 de junho 1821, depois que ficou constatado na "ata da sessão de reinstalação" que todos os seus livros haviam sido queimados, e (no dia 17 de junho de 1822) acabou sendo dividida em três Lojas: a União e Tranqüilidade, a Esperança de Niterói, além dela mesma.

No dia 10 de março de 1822, seguindo uma indicação de Domingos Alves Branco, a Commercio e Artes conferiu ao Príncipe D. Pedro o título de "Protetor e Defensor Perpétuo do Brasil".

Aquele que se tornaria, historicamente, o braço direito do futuro monarca, José Bonifácio de Andrada e Silva, foi iniciado na Maçonaria em 26 de maio. Cinco dias antes, em plena sessão da Corte portuguesa, o Maçom Monsenhor Muniz Tavares afirmou que "talvez os brasileiros devessem declarar sua independência de uma vez".

No dia 2 de junho, junto com outros maçons, José Bonifácio fundou a Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, uma sociedade secreta que era mais conhecida como Apostolado.

D. Pedro fazia parte do grupo e detinha o título de Arconte-Rei. A 5 de agosto, com a dispensa do interstício, D. Pedro, vendo-se cercado por todos os lados por maçons que constituíam a elite pensante e econômica da época, é exaltado ao grau de Mestre Maçon do Grande Oriente (quando adotou o "nome heróico" de "Guatimozim" - nome do último imperador azteca morto por Cortez, no México, em 1522).

O agitado período de transição do Brasil para país independente seria de intensas lutas pelo poder, que acabariam envolvendo o Grande Oriente.

Grão-Mestrado: Gonçalves Ledo e Bonifácio

Dois grupos que integravam a entidade tentava conquistar a confiança do príncipe regente D. Pedro (que seria o imperador), com o intuito de comandar a jovem nação independente: o do Grão-Mestre José Bonifácio, ministro todo-poderoso do Reino de Estrangeiros e figura internacionalmente conhecida, e o do primeiro Grande Vigilante, Joaquim Gonçalves Ledo, político fluminense que embora fosse reconhecido como a maior liderança maçônica da época (ao lado de gente como José Clemente Pereira - que se tornaria Grande Orador - e do cônego Januário da Cunha Barbosa), não tinha o prestígio nacional e internacional de Bonifácio.

Grão-Mestrado: Bonifácio
Depois da proclamação da independência, em 7 de setembro de 1822, Ledo, numa manobra política, conseguiu destituir Bonifácio do Grão-Mestrado

Logo depois da proclamação da independência (em 7 de setembro de 1822), Ledo, numa manobra política, conseguiu destituir Bonifácio do Grão-Mestrado e empossou o próprio D. Pedro no cargo em 4 de outubro de 1822.

Independência do Brasil e Maçonaria
O movimento de independência do Brasil acabou levando Gonçalves Ledo (acima) a empossar D. Pedro I como Grão-Mestre do Grande Oriente, destituindo José Bonifácio do cargo

O troco se daria no terreno policio, quando Bonifácio mostrou ao imperador a luta da independência exigia um período de calmaria política interna, coisa que não era exatamente respeitado pelo grupo adversário, que fazia exigência descabidas a D. Pedro  (como o juramento prévio de Pedro á Constituição ainda não votada e aprovada, e a assinatura de três papéis em branco) e punha em funcionamento uma rede de intrigas, fatores que poderiam minar a luta externa.

Diante disso, enquanto José Bonifácio processava o grupo de Ledo, D. Pedro determinou não só o fechamento "temporário" do Grande Oriente - "primo como Imperador, secundo como G.M." - em 21 de outubro, como também o encerramento das atividades maçônicas quatro dias depois.

Vários maçons foram presos, mas Ledo conseguiu fugir para a Argentina.

A carta enviada por D. Pedro,a Joaquim Gonçalves Ledo, de 21 de outubro, trazia o seguinte conteúdo:

Meu Ledo:
C"onvindo fazer certas, averiguações tanto públicas como particulares na M.: mando primo como Imperador, secundo como G.M.: que os trabalhos se suspendam até segunda ordem Minha. É o que tenho a participar-vos agora. Resta-me reiterar os meus protestos como I.: Pedro Guatimozin G.: M.: - S. Cristóvão, 21 Obro, 1822. PS --- 
hoje mesmo deve ter execução e espero que dure pouco tempo a suspensão porque em breve conseguiremos o fim que deve resultar das averiguações."

Ledo, no entando, não cumpriu a rodem, e optou por entrar em acordo com o Grão-Mestre, que talvez reconhecendo que havia uma decisão precipitada, enviou a seguinte missiva para seu primeiro Grande Vigilante, em 25 de outubro:

Tendo sido outro dia suspendidos nossos augustos trabalhos, pelos motivos que vos participei, e achando-se hoje concluídas as averiguações, vos faço saber que segunda feira que vem os nossos trabalhos devem recobrar o seu antigo vigor, começando a abertura pela G.: L.: em assembléa geral.

É o que por ora tenho a participar-vos, para que passando as ordens necessárias assim o executeis. Queira o S.:A.: do U.: dar-vos fortunas imensas como vos deseja o vosso I.:P.:M.:R. (N. da R.: IRmão Pedro Maçom Rosa-Cruz, considerando-se que Rosa-Cruz é o sétimo grau do Rito Francês ou Moderno, no qual funcionava o Grande Oriente Brasílico).

O que faz a Maçonaria
Alegoria do juramento da Constituição de 1824, onde D. Pedro I salva a índia, que representa o Brasil, da emaça do absolutismo, em ilustração da época

2 comentários:

  1. Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.

    Whatsapp; + 31 687 329 133
    Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.

    Whatsapp; + 31 687 329 133
    Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com

    ResponderExcluir